Publicidade

Publicidade

SPEEDFREAKS GANHA BIOGRAFIA E DOCUMENTÁRIO

sábado, março 31, 2018

O MÚSICO DE NITERÓI RECEBE HOMENAGEM PÓSTUMA NA LITERATURA E NO CINEMA ATRAVÉS DO ENGAJAMENTO DE AMIGOS E FÃS COM LANÇAMENTO PREVISTO PARA 2020


Considerado um dos precursores da cena undergound carioca, o rapper SpeedFreaks, mais conhecido como Speed, também possui uma intensa trajetória como produtor e multi-instrumentista. O músico niteroiense terá sua vida e obra retratada em dois projetos: uma Biografia e um Documentário, idealizados e produzidos por amigos e fãs. O estudante de cinema, Rafael Porto e o jornalista e escritor Pedro de Luna se uniram nesta causa e, em breve, lançarão uma campanha de financiamento coletivo (crowndfunding), para cada um seguir com as produções. Ambos os projetos foram iniciados em 2017, de forma independente e o lançamento está previsto para 2020, quando se completam 10 anos da morte de Speed. (Foto: Ilustração - ArtCoolArt)






Conhecido pelas participações junto a grupos como Planet Hemp e pelos anos de parceria com Black Alien, quando fundou a banda SpeedFreaks, nos anos 90, Claudio Marcio de Souza Santos (16/05/1972 - 26/03/2010), vulgo Speed, é celebrado por seu estilo livre e sagaz nas letras e autenticidade nas produções musicais. Entre seus trabalhos mais contundentes está o disco solo Expresso (2001), que foi considerado “o melhor disco de rap dos últimos tempos” pela mídia especializada. O álbum tem participações de Otto, Bnegão, Rappin'Hood, Max B.O., Black Alien, DJ Nuts, Paulo Napoli, Lurdez da Luz e DJ Zegon - onde Speed, além de MC, assina a produção executiva. Sua discografia soma 8 álbuns e seu legado ainda é referência para a grande maioria dos MCs, DJs e músicos envolvidos na cultura hip-hop.

Ouça o álbum Expresso (2001):




Juntos, Pedro e Rafael lançarão um livro e um documentário, contando a trajetória e a importância desse verdadeiro precursor do chamado rap underground. As entrevistas já estão sendo realizadas desde o ano passado, e a biografia deve chegar primeiro.

O LIVRO

O que poucos sabem é que, antes de ser conhecido como Speed, Cláudio era um adepto do rock underground e multi-instrumentista da cena de Niterói. Com o título provisório de Eu Sou Assim, o escritor Pedro de Luna acredita que este livro somará muito à escassa bibliografia sobre o hip-hop e o rock independente brasileiro:

“Reconhecido como integrante do Planet Hemp, apesar do baixista oficial ser o Formigão, Speed participou de disco, clipe e dos shows tanto da banda quanto do Marcelo D2 solo. A música 'Quem que Caguetou? (Follow Me)', gravada por ele com Black Alien, foi remixada pelo DJ Fat Boy Slim e ficou famosa internacionalmente. Também entrou na trilha sonora do filme 'Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio', que foi ambientado no Rio. O seu maior legado são as suas músicas, que deixou para a posteridade” - pontuou o autor.

O DOCUMENTÁRIO

Psicopata Camarada já está em fase de produção, as entrevistas estão sendo filmadas e a finalização será em 2019. O filme será lançado em 2020, quando faz 10 anos da morte do Speed. Apesar de não ter sido amigo de Speed pessoalmente, Rafael Porto, diretor do documentário, admirava não apenas as letras e as batidas das músicas do artista, mas também a sua atitude:

“Sem um tostão, num computador simples e velho, ele conseguiu lançar vários discos na internet e produzir os seus próprios clipes. Ele foi um verdadeiro MC underground. Sobre o documentário, é importante lembrar que tudo está sendo feito de forma independente, sem nenhuma verba ou patrocínio e por isso foi muito importante reunir fãs para formar uma equipe de jovens produtores que está atuando na cidade de Niterói inclusive com rap, mercado que existe hoje, graças aos precursores como o Speed.” - ressaltou Rafael.

Speed deixou sua marca, passando pelo contrabaixo no rock, horas de estúdio, batidas e rimas representando o Rap Nacional e, assim ganhou o mundo, sempre se atualizando com novas tecnologias e poucos recursos, tinha ciência de um mestre e era profundo defensor de sua arte. Dessa mesma maneira que os fãs e amigos entendem a urgência de fazerem jus à sua vida e obra, através da produção de conteúdos legítimos.


Siga nossas redes!



Ou entre em contato por email - rapdefato@gmail.com


--



You Might Also Like

0 Comentários

Deixe sua opinião e por favor, ASSINE seu comentário!

Publicidade

Anuncie Aqui

Publicidade