Publicidade

Publicidade

DISSECAÇÃO DO ÁLBUM "REPTIU" (Parte 1)

sábado, julho 21, 2018

 Após o lançamento do videoclipe "Vida Roda Viva" (clique para saber mais aqui), no mês de junho, o rapper Tiu(~) acaba de lançar o terceiro disco solo. Depois do "Igual Mais Diferente" e do "3ProTiu", o novo álbum, intitulado "REPTIU", uma compilação de sons gravados entre 2014 e 2018. Nós do Rap de Fato preparamos uma dissecação para esse lançamento. Confira a Parte 1, que contempla as 6 primeiras faixas do álbum:




Letras e voz: Tiu(~)
Beat: Ivan Ivanowitch
Gravação/Mix/Master: Mr. Venom

Tiu(~) chega ao som de um piano estilo gangsta , sem a menor cerimônia: “Adivinha quem chegou direto da Golden Era, o mesmo velho flow, vagabundo até gela”. O pé na porta sugere a tomada do seu lugar de direito, de onde nunca devia ter saído. Desenvolve o refrão como aperitivo do que podemos esperar sob toda a temática do álbum: Teoremas, críticas sociais, sistema bruto e referências musicais acerca de seu universo híbrido. “Em um tempo ancestral é isso o que dizem, evolução natural. Geração do homo sapiens vai além do racional e isso não é viagem, nesse ciclo imortal, não deixe que te drenem...”


Letras e voz: Tiu(~) & BlackLas + Coral - Mr. Venom e DJ NeggoBilly
Beat: Mr. Venom
Gravação/Mix/Master: Mr. Venom
O Mr. Venon chega nervoso com uma pegada afrobeat junto com o barimbau e a cantiga na voz do BlackLas dá o swing da atmosfera de “Vida Capoeira”. Dá para sentir a atmosfera de jogo, da dança e do lamento. Tiu(~) chega na sequência com o discurso de luta e liberdade para novos tempos. O recado é que o jogo é sério e a roda abre para quem sabe jogar.



Letras e voz: Tiu(~)
Beat: DJ Caique
Gravação/Mix/Master: Mr. Venom

O bom e velho groove do FunkSoul no beat do DJ Caique dá o clima da rebordose e da ideia real, na lata, sobre o proceder e o legado das ruas. Uma pegada mais leve no beat e uma levada mais sagaz de quem surpreende com a rica bagagem musical em seu repertório. O refrão vem com uns metais pesados e a ideia avançada: “Aqui quem rima é Tiu e quero que te foda, o barato é louco e a loucura não é pouca, meça as palavras quando saem da boca. Ou chega no rejunte, vê se não marca touca!” Tiu(~) conseguiu nessa faixa comprovar sua versatilidade e inteligência sonora.


Letras e voz: Tiu(~) & Jamés Ventura
Beat: Mr. Dagga
Gravação/Mix/Master: Mr. Venom

Chegamos na faixa dedicada ao feminino dos amantes. O poder da mulher em sua essência selvagem de Dama da Noite. O dancehall no beat do Mr. Dagga celebra com ares do Oriente o clima para a faixa em parceria com Jamés Ventura, que reforça o discurso sobre a mulher metade sereia, metade odalisca em seus encantos e malícia que inspira ao dançar pela noite.


Letras e voz: Tiu(~)
Beat: Enigmatiko
Gravação/Mix/Master: Mr. Venom

“Boca fechada não entra mosquito, boca calada não fica esquisito. Faltou proceder, evita o atrito. Fica em silêncio e escuta o aviso. Na ausência de algo agradável, seja dócil e afável, evite o inevitável. Postura de rua é o desejável. Guarde sua língua confortavelmente dentro da sua boca para conservar os dentes.” Assim começa a faixa com o boombap sintomático do Enigmatiko. Tiro certeiro na disciplina e na cartilha das ruas. Pare e escute Palavra de Prata. Sem mais.


Letras e voz: Tiu(~) & Zorack
Beat: Tiago Frugoli
Gravação/Mix/Master: Mr. Venom

Tiu (~) não deixa barato nesse feat com Zorack. Tipo uma conversa entre manos, para dar a real dos fatos, relatos sinceros de quem sabe o que é ser justo. O beat do Tiago Frugoli se encaixa bem nessa temática. Bem estilo de la calle. Ambos passam valores e critérios pela experiência de vida e da pista.: “Puxou achando que era plástico, na testa bate o elástico. O enxaguante bucal hoje foi um tanto cáustico. Boatos se espalham, mas ninguém nunca viu e nesse caso, peço a opinião do Tiu...”. Vale a reflexão e o aprendizado.


Em breve faremos a continuação da dissecação do álbum REPTIU. Enquanto isso, vale à pena escutar na íntegra, em todas as plataformas digitais:

Confira a playlist no Youtube



--

You Might Also Like

0 Comentários

Deixe sua opinião e por favor, ASSINE seu comentário!

Publicidade

Anuncie Aqui

Publicidade